domingo, 7 de dezembro de 2008

Uma visão sobre as oficinas




Nosso grupo teve a oportunidade de participar de duas oficinas, cada uma delas voltada para públicos bastante distintos. A primeira delas foi realizada no Instituto, para alunos de 15 a 18 anos. Ficamos surpresas com o interesse que eles tinham, além do respeito e colaboração que demonstraram conosco. Os alunos foram participativos em todas as etapas da aula que preparamos. Um dos objetivos de nosso plano de aula era de interagir com os alunos, abrindo espaço para perguntas. Também permitimos que eles tivessem contato com vários tipos de animais, já que disponibilizamos peças biológicas para que eles manipulassem. Ficamos satisfeitas, pois conseguimos administrar bem o tempo e conseguimos dar todo o conteúdo dentro do período de tempo que tínhamos. Por fim, sugerimos uma brincadeira para avaliar os alunos e com certeza foi a parte mais divertida, tanto para nós, como para os alunos. Os alunos estavam bem empolgados, e pareceram ter aprendido bastante.
A respeito da segunda oficina, que foi realizada na UFSC para uma turma de Pedagogia tivemos algumas facilidades, porém outras dificuldades. O tempo era mais curto, e foi mais complicado administrá-lo. Deixamos de falar ou fazer coisas que tínhamos nos programado, como por exemplo, uma avaliação, e mostrar um trecho do filme “Madagascar”. Gostamos da participação das alunas, e a possibilidade de utilizar o data show nos permitiu mais praticidade além de ter dado uma dinâmica maior à apresentação.
Por fim, as oficinas foram bem proveitosas e nos aproximaram mais da realidade de uma sala de aula, imprescindível para o início de nossas carreiras como professores. A prática sem dúvida é a melhor forma de aprendizagem.

Nenhum comentário: