domingo, 7 de dezembro de 2008

Oficinas sobre Sexualidade - Planejamento


Nosso grupo planejou duas oficinas diferentes ao longo do semestre com o mesmo tema: Sexualidade. A primeira foi pensada para estudantes do ensino médio do IEE (Instituto Estadual de Educação), em que estes poderiam se inscrever para participar em um sábado de manhã da oficina intitulada “Pensando a Sexualidade”. A divulgação foi feita na escola através de um cartaz e com o auxílio dos professores de Biologia.
O objetivo foi abordar um assunto que muitas vezes não é tratado na escola, de uma forma interessante e participativa. Pensamos em construir um espaço aberto de diálogo, em que os adolescentes pudessem colocar as suas dúvidas, adquirir novos conhecimentos e refletir sobre a relação da sociedade e de si próprios com o tema.
Iniciamos as atividades com a música “Amor e Sexo” da cantora Rita Lee (letra de Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor), com a intenção de questionar sobre os conceitos que cada um tinha sobre amor, sexo e sexualidade, marcando as diferenças entre os três. Como sexualidade é um conceito que abrange mais do que apenas a reprodução sexual, resolvemos utilizar um pequeno trecho do filme “A Pequena Sereia”, em que uma das personagens, a bruxa, fala sobre como deve ser o comportamento de uma mulher para conquistar um homem, e mostra a transformação de corpos “imperfeitos” em “perfeitos” que ela faz usando a sua magia. Analisamos conjuntamente o vídeo, e aproveitamos para falar sobre gênero, pressões sociais, a influência da mídia e heteronormalidade quando se trata de sexualidade.
Levamos alguns vídeos de propagandas da marca Dove e um clipe da cantora Christina Aguilera para falar um pouco sobre corpo e beleza. Também expomos um conjunto de imagens que mostravam as mudanças nos padrões de beleza, de corpo e de vestimenta para homens e mulheres ao longo da história. Continham desde as primeiras representações de deusas da fertilidade chegando até modelos femininos e masculinos retirados de propagandas de revistas. Perguntávamos aos participantes qual imagem chamava mais a atenção deles e assim fomos discorrendo sobre cada uma delas, a partir do que achavam interessante e contextualizando cada tempo histórico.
Dividimos então os estudantes em três grupos e entregamos a eles algumas frases retiradas das seções de dúvidas sobre sexo e comportamento de revistas como Capricho. Pedimos para que discutissem e escrevessem se cada uma das sentenças era mito ou verdade. Estas abrangiam diversos assuntos como gravidez, uso de camisinha, DSTs, menstruação, entre outros. Depois voltamos ao grande grupo e demos as respostas, discutindo sobre as dúvidas e aproveitando para introduzir conceitos.
Por último distribuímos papéis em branco para que cada um pudesse anotar alguma dúvida ou pergunta anonimamente, sendo que estas seriam esclarecidas ao final das atividades. Para finalizar, posicionamos uma caixa ao centro da sala com diversos materiais: modelos anatômicos, contraceptivos como camisinha feminina e masculina, DIU, anticoncepcionais, e mostramos alguns deles, esclarecendo as dúvidas e dando algumas explicações adicionais.
A segunda oficina que desenvolvemos foi para alunas da pedagogia da UFSC. Nosso objetivo foi um pouco diferente, já que o interesse das participantes era relembrar alguns conceitos vistos no segundo grau nas aulas de Biologia. Assim, nossa intenção foi pensar esses conceitos de uma forma que interessasse a elas e permitisse que fizessem perguntas e intervissem nas explicações e atividades.
Primeiramente introduzimos o assunto brevemente, conceituando sexo, sexualidade, reprodução sexuada e assexuada. Então pedimos a elas que citassem as estruturas dos sistemas reprodutores masculino e feminino, e listamos no quadro o que era falado. Através de imagens anatômicas, localizamos e demos a função de cada uma dessas estruturas. Ao longo das apresentações tirávamos as dúvidas e contávamos algumas curiosidades sobre o assunto, sendo que a participação de todas as alunas foi bastante expressiva.
Após, passamos a discorrer sobre a fisiologia da reprodução humana, falando sobre os hormônios sexuais, sua produção no organismo, função e as suas relações com o ciclo menstrual e a gravidez. Planejamos novamente utilizar o trecho do filme “A Pequena Sereia”, porém não tivemos tempo disponível para utilizá-lo devido à grande participação das alunas e interação que tivemos com elas ao longo da oficina.

Nenhum comentário: