sábado, 6 de dezembro de 2008

Oficina Maravilhoso Mundo Animal

Plano de Atividades desenvolvido durante a oficina:

O objetivo da oficina era mostrar as diferenças morfológicas de animais vertebrados e invertebrados, além de citar algumas curiosidades sobre os animais apresentados.

A oficina teve início com uma introdução do tema, mostrando as diferenças entre vertebrados e invertebrados, além de exemplificar o esqueleto dos animais vertebrados com o auxílio de vértebras da coluna vertebral de um golfinho, o crânio e a carapaça de uma tartaruga. Em seguida, foram apresentados exemplos de animais invertebrados, relacionando-os com o ambiente em que vivem (animais voadores, terrestres ou aquáticos), sendo depois mostrado os animais vertebrados, que foram divididos nas 5 classes existentes (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Na oficina apresentada para os alunos do Instituto da Educação, foram utilizados exemplares de animais encontrados no Laboratório de Biologia do colégio. Já na oficina apresentada para as pedagogas, utilizou-se imagens para exemplificar animais vertebrados e invertebrados.

Para a avaliação do apredizado, foi realizado um jogo com os alunos do Instituto, onde os alunos foram divididos em três equipes e imagens de animais presentes em cartões foram mostradas para as equipes. Um aluno de cada grupo deveria escrever no quadro se a imagem se referia a um animal vertebrado ou invertebrado. A equipe que acertasse mais vezes, ganhava o jogo. Já na oficina com as pedagogas, imagens no powerpoint foram apresentadas e as alunas deveriam dizer se eram de animais vertebrados ou invertebrados.

Nenhum comentário: