domingo, 7 de dezembro de 2008

Sexualidade - Pensamentos sobre as oficinas




Tivemos a oportunidade nesse semestre de planejar e ministrar duas oficinas sobre Sexualidade: uma para estudantes do ensino médio e outra para alunas do curso de Pedagogia da UFSC. Foi muito importante entender a importância de abrir espaços para que esse tema seja abertamente tratado, principalmente com os adolescentes. Nossas atividade foram pensadas para o Ensino Médio, mas compareceram estudantes desde a sétima série e inclusive alguns que já haviam concluído a educação básica. Compreendemos que isso se deve ao grande interesse que estes manifestam pelo tema e a falta de oportunidade de expressarem suas dúvidas, apreensões, curiosidades e sentimentos em relação a ele, principalmente durante a sua escolarização. É de extrema importância que a sexualidade e os conceitos biológicos relacionados a ela não sejam ignorados pelos educadores, que muitas vezes têm medo ou vergonha e acabam deixando de tratar de um assunto que interessaria muito aos seus alunos. Pensamos também que poderíamos ficar constrangidos ou ouvir muitas piadas e brincadeiras, mas a maturidade dos participantes foi visível e toda a oficina transcorreu com muita naturalidade. A participação e o interesse de todos os alunos foi muito marcante, e percebemos que ao tratá-los com respeito e possibilitar que discutam o assunto abertamente, também sentimos que fomos muito respeitados. Ao final da oficina, muitos vieram nos cumprimentar e conversar sobre como tinha sido a atividade, mostrando que estavam à vontade com a nossa presença.



A participação na oficina da Pedagogia foi tão grande que nem conseguimos fazer uma das atividades planejadas, o que consideramos um ponto muito positivo. Temíamos que o uso de Datashow e o formato mais explicativo e conceitual da oficina pudesse impedir que as alunas participassem mais ativamente, mas isso não aconteceu. Elas interviram, perguntaram, contaram histórias e esclareceram diversas dúvidas. Foi um ambiente de troca de experiências sobre biologia e educação, em que também perguntamos a elas sobre como era o curso de Pedagogia, que tipo de discussão tinham e o que desenvolveriam como profissionais. Esse contato entre alunos da Pedagogia e os da Licenciatura em Ciências Biológicas deveria ser muito mais incentivado, já que podemos aprender muito uns com os outros.



Aprendemos muito durante essas atividades e entendemos a importância de estar em contato com a escola, com os adolescentes, com outros colegas, praticando aquilo que discutimos nas aulas. Essas atividades certamente são de extrema importância para a nossa formação como educadores e devem ser mantidas como parte do curso de Licenciatura.




Nenhum comentário: